MaxCut4Fish

Investigação e desenvolvimento
de sistema inteligente de corte automático e otimizado de pescado congelado.

organizações

Desde 1988 a empresa dedica-se a construção de máquinas integrando soluções de automação específicas para linhas de montagem com elevada eficiência e eficácia. A área de intervenção é ampla e diversa desde a indústria automóvel, elétrica e eletrónica, mas também proporcionando soluções feitas á medida para a indústria biomédica, farmacêutica, alimentar, embalagem, eletrodomésticos e outros bens de consumo.

O facto de já ter 30 anos de experiência no conceito, desenho, desenvolvimento e a execução da solução de automação, a equipa entrega o melhor de si com base na sua experiência. Familiarizado nas áreas de sistemas de montagem, medição, testes e dispositivos de seleção, tal como sistemas de manuseamento e de robótica, a empresa está à altura de contribuir junto do seu cliente para uma solução adequada, mas acima de tudo ajustada às necessidades do mesmo. Soluções criadas à medida alicerçadas numa inovação altamente criativa, possibilitam acrescentar valor e alavancar os processos onde intervêm para níveis de alta performance em termos de eficiência e eficácia.

Na Siroco acredita-se que o mundo deve saber que encontra inovação nos nossos produtos e serviços alinhados com os requisitos mais exigentes e vanguardistas dos contextos industriais a que se destinam.

Ao longo dos anos, a Gelpeixe tem tido um sustentado crescimento, assente numa política de bom enquadramento no mercado e do atrativo binómio preço/qualidade dos seus produtos, fruto de uma gestão inovadora e eficaz, provado pelo contínuo crescimento do volume de vendas e pelo aumento significativo das instalações que, com uma área coberta de 10.000 m2, onde se situam os sectores administrativo e fabril, devidamente equipados com os mais modernos recursos materiais e com uma capacidade de frio de 20.000 m3, permite uma capacidade de resposta bastante eficiente.

Com 25 anos de existência, o CCG: Centro de Computação Gráfica dedica a sua atividade à investigação e desenvolvimento aplicado, nos domínios da computação gráfica, das tecnologias da informação, comunicação e eletrónica, bem como às suas aplicações, em contexto nacional e internacional.

O CCG atua como um Centro de Interface que desenvolve e fomenta processos de investigação e inovação, produzindo valor em mercados exigentes e competitivos, no domínio das tecnologias de informação, comunicação e eletrónica (TICE).

Participation in Fairs

7-9 May 2019

Brussels, Belgium


A Siroco, estará presente em Bruxelas na Feira Seafood Expo Global/Seafood Processing Global sendo uma das maiores feiras do mundo dedicadas aos peixes e mariscos. Esta feira proporciona o contato com mais de 1900 expositores de 78 países, sendo que em 2018 teve mais de 29.100 visitantes profissionais.

Paper

Automated Vision System
for Cutting Fixed-Weight or Fixed-Length Frozen Fish Portions

Dibet Garcia Gonzalez (CCG), Nelson Alves (CCG), Ricardo Figueiredo (Gelpeixe), Pedro Maia (Siroco), Miguel Angel Guevara Lopez (CCG)

Keywords: Computer vision, 3D reconstruction, automation, frozen fish automatic cut, optimization, automated optical inspection.
Abstract:

The increase in fish demand poses a challenge to the food industry that needs upgrades both for: (1) offering new and diverse products and (2) optimizing it’s processing line throughput and at the same time guaranteeing the fishes’ quality and appearance. This work presents an innovative computer vision system, to be integrated into an automatic frozen fish cutting production line. The proposed system is able to perform the 3D reconstruction in real time of every frozen fish, and allows to: (1) identify and automatically separate head bone, body and tail parts of the fishes; and (2) estimate with high accuracy where cut the fishes’ body to produce the wanted slices, according to requirements (parameters) of weight or width previously defined. The experimental and statistical results are very promising and show the viability of the developed system. As main contribution (novelty) this new method is able to estimate automatically and with high precision the weight of the part corresponding to the body of the fishes and thus optimizing the cut of the fish slices. With this, we expect to achieve a significant reduction of fish losses.

End of project in May 2019

Apoio Concedido

Designação do projeto | MaxCut4Fish – Investigação e desenvolvimento de sistema inteligente de corte automático e otimizado de pescado congelado
Código do projeto | POCI-01-0247-FEDER-017664
Objetivo principal | Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção | NORTE, CENTRO E LISBOA
Entidades beneficiárias | SIROCO – Sociedade Industrial de Robótica e Controlo, S.A.(Promotor Líder); GELPEIXE – Alimentos Congelados, S.A (Co-Promotor); Associação C.C.G. / ZGDV – Centro de Computação Gráfica (Co-Promotor).

Data de aprovação | 23-09-2016
Data de início | 01-12-2016
Data de conclusão | 30-11-2018
Custo total elegível | 820.247,09 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 536.840,59 EUR

O projeto MaxCut4Fish tem como objetivo investigar e desenvolver um sistema inteligente e modular de corte automático de pescado congelado que, explorando e conjugando o potencial da visão computacional e automação sensorial, permitirá definir cortes ótimos para cada pescado em função das suas características morfológicas, volumétricas e de peso, permitindo uma maximização do aproveitamento do pescado, uma minimização dos desperdícios produtivos, um aumento da qualidade e da uniformização das postas finais, entre outros aspetos. O sistema MaxCut4Fish permitirá, assim, colmatar as necessidades das empresas transformadoras de pescado (que, em função do aumento de consumo de pescado e da diminuição dos recursos naturais, estão obrigadas a maximizar a utilização das suas matérias-primas) e, simultaneamente, explorar – por parte das empresas desenvolvedoras e produtoras de equipamentos industriais – esta enorme oportunidade de mercado que lhes permitirá diversificar a sua oferta / os seus mercados de atuação.

Para atingir os resultados previstos, a equipa de trabalho, liderada pela Siroco, reúne elementos de elevado curriculum em investigação e inovação em áreas complementares como a da produção e equipamentos industriais e “internet das coisas” (Siroco), visão computacional e modelação tridimensional (CCG) e transformação de pescado congelado (Gelpeixe).