A Siroco viu reconhecido, no início de maio de 2022, pela Agência Nacional de Inovação (ANI), o Estatuto de Idoneidade para a prática de atividades de investigação e desenvolvimento.
Este estatuto refere-se a práticas de I&D nos seguintes domínios técnico-científicos e áreas de atuação:
- Tecnologias de produção e indústrias de produto;
- Desenvolvimento e eficiência de sistemas de produção;
- TIC aplicadas aos sistemas de produção.
A conquista pela Siroco deste estatuto de idoneidade atribuído pela ANI constitui-se como um fator de diferenciação e valorização das entidades no mercado. Desta forma, comprova-se a competência da Siroco para a realização de atividades de I&D.
Além disso, este reconhecimento acarreta diversas vantagens competitivas, tanto para a Siroco, como para os seus clientes, tais como:
- Possibilidade, para clientes Siroco, de considerar atividades e serviços em investigação e desenvolvimento contratualizados elegíveis para despesas no SIFIDE (o valor poderá atingir um mínimo de 32,5% e um máximo de 82,5% de retorno). Estas atividades devem entrar no âmbito dos domínios científico-tecnológico reconhecidos;
- Divulgação e promoção das competências da Siroco nos domínios de I&D;
- Possibilidade, para a Siroco, de potenciar a criação de valor através de projetos em colaboração com empresas e entidades do sistema científico e tecnológico nacional (SCTN);
- Acesso à captação de investimento, uma vez que os contributos das empresas para fundos de investimento, públicos ou privados, destinados a financiar empresas com reconhecimento de idoneidade em matéria de I&D são elegíveis no âmbito do SIFIDE.
Este reconhecimento conferido é válido até 2030.