Designação do projeto:
MAX–CAPACITY_I4.0 – Increase of production capacity within I4.0 paradigm
Código do projeto:
CENTRO–02–0853–FEDER–180901
Região de intervenção:
CENTRO
Entidades beneficiárias:
SIROCO – Sociedade Industrial de Robótica e Controlo, S.A.
Data de aprovação: 14-06-2022
Data de início: 01-09-2021
Data de conclusão: 30-06-2023
Custo total elegível: 288.050,00 EUR
Apoio financeiro FEDER: 72.012,50 EUR
Breve Descrição do Projeto:
O projeto “MAX–CAPACITY_I4.0 – Increase of production capacity within I4.0 paradigm” permitirá reforçar e consolidar o processo de transformação produtiva da empresa, potenciando a capacitação dos espaços físicos de fabrico com equipamentos avançados, que permitem uma produção mais integrada, automatizada e eficiente, em linha com o paradigma da I4.0. Esta alteração de processo produtivo, implicará a realização de obras nos estabelecimentos industriais, de forma a adaptarem–se aos novos layouts e métodos de produção e às exigências tecnológicas dos novos equipamentos.
Esta reforma do processo produtivo será acompanhada de uma simultânea modificação das metodologias de produção, estando prevista a adoção de novos modelos de organização interna do trabalho, tais como a integração de metodologias Lean. Além de melhorarem a eficiência produtiva, estes modelos possibilitarão ainda a eliminação de desperdícios e a redução de eventuais pontos mortos no ciclo de produção. Paralelamente, prevê–se a aquisição de novos softwares de controlo e gestão da produção que, associados aos novos equipamentos, permitirão um controlo digital e em tempo real da produção, possibilitando a previsão em tempo útil de eventuais necessidades ou problemas no processo de fabrico.
De forma complementar, prevê–se que o projeto possibilite ainda a aceleração da presença da empresa no mundo digital, através do investimento no desenvolvimento de uma plataforma própria de comércio eletrónico, que corretamente dinamizada através de ações de marketing digital, permitirá alcançar novos mercados de internacionalização e clientes em novos segmentos de mercado.
Em suma, a concretização deste projeto permitirá à empresa melhorar a sua posição competitiva nos mercados nacional e internacionais, bem como melhorar o nível de satisfação dos seus clientes, através de produtos de maior qualidade, com um reduzido time–to–market.